FANDOM

A chicungunha é uma doença viral (causada pelo vírus CHIKV) que existe principalmente na África, na Índia e em países da Oceania, tendo ocorrido certos surtos isolados na Europa. Desde 2010 ela existe no Brasil e pode ser facilmente confundida com a dengue por vários motivos.

Transmissão Editar

Assim como a dengue e a febre amarela, a chicungunha também é transmitida por mosquitos do gênero Aedes; são eles o A. albopictus e o A. aegypti. Diferente da dengue, que só pode ser hospedada por primatas, a chicungunha também pode ser hospedada por aves, gado e roedores.

Sintomas Editar

Os vírus da dengue e da chicungunha são bem diferentes, no entanto, causam sintomas semelhantes. O período de incubação varia de 2 a 12 dias. Os principais sintomas são febre de 39ºC ou mais, dor ou rigidez nas articulações, erupções cutâneas, dores no corpo, náusea e insônia, podendo ocorrer inflamações nos olhos. Normalmente a febre dura poucos dias e desaparece tão repentinamente quanto começa, porém há registros de muitos pacientes que adquirem dores crônicas nas articulações que duram por anos.

A doença é menos letal que a dengue, isso porque não existem formas hemorrágicas e raramente apresenta complicações graves, embora a artrite possa permanecer por anos.

Partícula viral Editar

Emd-5577.jpg

Reconstrução do vírus chicungunha por crio-microscopia eletrônica. Imagem retirada do banco de dados EMDB, entrada EMD-5577.

Similarmente ao vírus da dengue, o vírus da chicungunha também é um arbovírus de RNA simples fita no senso positivo com cerca de 11.600 bases que codificam oito proteínas distribuídas em duas fases de leitura aberta[1]. O vírus é da Família Togaviridae, do Gênero Alphavirus. Diferente do vírus da dengue, o vírus da chicungunha não possui sorotipos.

Genoma Editar

O genoma do vírus da chigungunha da linhagem GD05/2010 tem RNA de fita simples de senso positivo de 11.811 nucleotídeos com duas fases de leitura aberta: a primeira com 7.422 nucleotídeos codificando quatro proteínas não estruturais (nsP1, nsP2, nsP3 e nsP4) e a segunda com 3.744 nucleotídeos codificando quatro proteínas estruturais, que compõe o capsídeo (C), gricoproteínas do envelope (E1 e E2) e outras dois produtos de clivagem (E3 e 6K)[2]. A junção entre as duas fases de leitura aberta não é transcrita e contém 65 nucleotídeos[1].

Vacina Editar

Não há vacinas aprovadas.

Semelhança com a Dengue Editar

A doença pode ser facilmente confundida com a dengue por ter sintomas parecidos e ser transmitida pelos mesmos vetores.

Ver também Editar

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 LI, Xiao-Feng et al. Complete genome sequence of a chikungunya virus isolated in Guangdong, China. Journal of virology, v. 86, n. 16, p. 8904-8905, 2012.
  2. PARASHAR, D.; CHERIAN, S. Antiviral perspectives for chikungunya virus. BioMed research international, v. 2014, p. 631642, jan. 2014.

 Ligações externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória