Fandom

Wiki Virologia Básica - BMM 0586

RNA de senso positivo

26 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

Existem basicamente dois tipos de vírus que têm RNA senso positivo.

Alguns vírus com esse tipo de RNA traduzem o mesmo diretamente em proteínas, é o que ocorre, por exemplo, com o vírus da dengue, Como estratégia replicativa, a fita de RNA carregada dentro do vírion é transcrita em uma fita de RNA complementar anti-senso, que é usada como molde na criação de novas fitas de RNA de senso positivo que serão empacotados dentro dos capsídeos sintetizados a partir da fita de RNA de senso positivo. Os vírus que possuem esse tipo de genoma pertencem à classe 4 da classificação de Baltimore[1].

Em outros vírus, RNAs de senso positivo podem também serem convertidos em DNA pela enzima transcriptase reversa. Com isso, há a integração do DNA na célula hospedeira e o mesmo é transcrito e traduzido utilizando-se da maquinaria celular[2]. Sendo assim, nem todo RNA de senso positivo é diretamente traduzido em proteínas. Os vírus que possuem esse tipo de genoma pertencem à classe 6 da classificação de Baltimore[1].

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 BALTIMORE, David. Expression of animal virus genomes. Bacteriological Reviews, v. 35, n. 3, p. 235, 1971.
  2. KURTH, Reinhard; BANNERT, Norbert (Ed.). Retroviruses: molecular biology, genomics and pathogenesis. Horizon Scientific Press, 2010.

Também no Fandom

Wiki aleatória