Fandom

Wiki Virologia Básica - BMM 0586

NS2B

26 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

NS2B é uma das proteínas não estruturais do vírus da dengue. Funciona como cofator essencial da atividade enzimática serino protease da região amino-terminal da proteína NS3.[1][2]

Untitled-1-0.png

Esquema do genoma do DENV. (A) Em vermelho estão representadas as proteínas estruturais do vírus: C, prM e E. Em rosa estão representadas as proteínas não estruturais do vírus. Os domínios de protease e helicase da NS3 e os domínios de S-adenosilmetionina metiltransferase (MTase) e RNA polimerase (RdRp) da NS5 estão indicados. (B) As regiões hidrofóbicas flaqueando o domínio cofator da NS2B estão indicadas em preto. DC: domínio cofator. O domínio de protease com sua tríade catalítica indicada por * e o domínio de RTPase/NTPase/Helicase da NS3 estão indicados. Informações retiradas de QI, et al. ABBS (2008). 40 (2): 91-101. Imagem feita por Davidson de Almeida.

Sua região central é constituída por 40 aminoácidos hidrofílicos conservados e é o domínio fundamental como cofator da NS3.[3] Essa região hidrofílica é flanqueada por três regiões hidrofóbicas: duas na região N-terminal e uma na região C-terminal da proteína.[4] Acredita-se que a função das regiões hidrofóbicas que flanqueiam esse domínio hidrofílico é ancorar a NS2B nas membranas da célula hospedeira, mantendo o complexo proteolítico associado à membrana.[5]

Ver Também Editar

Referências Editar

  1. FALGOUT, B. et al. Both nonstructural proteins NS2B and NS3 are required for the proteolytic processing of dengue virus nonstructural proteins. Journal of virology, v. 65, n. 5, p. 2467-2475, 1991.
  2. ARIAS, Carlos F.; PREUGSCHAT, Frank; STRAUSS, James H. Dengue 2 virus NS2B and NS3 form a stable complex that can cleave NS3 within the helicase domain. Virology, v. 193, n. 2, p. 888-899, 1993.
  3. FALGOUT, B.; MILLER, R. H.; LAI, C. J. Deletion analysis of dengue virus type 4 nonstructural protein NS2B: identification of a domain required for NS2B-NS3 protease activity. Journal of virology, v. 67, n. 4, p. 2034-2042, 1993.
  4. QI, Rui-feng; ZHANG, Ling; CHI, Cheng-wu. Biological characteristics of dengue virus and potential targets for drug design. Acta biochimica et biophysica Sinica, v. 40, n. 2, p. 91-101, 2008.
  5. CLUM, Stephen; EBNER, Kurt E.; PADMANABHAN, R. Cotranslational membrane insertion of the serine proteinase precursor NS2B-NS3 (Pro) of dengue virus type 2 is required for efficient in vitro processing and is mediated through the hydrophobic regions of NS2B. Journal of Biological Chemistry, v. 272, n. 49, p. 30715-30723, 1997.

Também no Fandom

Wiki aleatória