FANDOM


A Moscamed é uma biofábrica pública brasileira criada em 2005, com sede na cidade de Juazeiro na Bahia, e que teve sucesso no controle biológico do "bicho da goiaba", mosca que deposita seus ovos em várias espécies de frutos, nos quais a polpa serve de alimento para as larvas.

A Moscamed foi a primeira biofábrica do mundo a ser autorizada a usar raios-x para a esterilização de insetos. Conseguiu uma drástica diminuição dessa mosca, eliminando quase totalmente os prejuízos com essa praga e assim favorecendo a exportação de frutas.

No caso do mosquito Aedes aegypti  a técnica utilizada não é a de radiação e sim a de introdução de gene que produz grandes quantidade de uma proteína tornando a prole inviável.

Referências Editar

  1. Rede de Ações Integradas de Atenção à Saúde no Controle da Dengue. Disponível em : <http://www.fiocruz.br/rededengue/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=154&sid=3>
  2. Moscamed Brasil. Disponível em : <http://www.moscamed.org.br/2012/projeto-aedes/1>

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória