Fandom

Wiki Virologia Básica - BMM 0586

Aedes aegypti

26 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

O mosquito Aedes aegypti (do grego, aēdēs significa "odioso" e ægypti, do latim, "do Egipto") é popularmente conhecido como mosquito da dengue. Sua origem é na África, mas atualmente é encontrado em quase todos os países, principalmente em regiões tropicais ou subtropicais urbanizadas.

Essa espécie, entre outras do mesmo gênero, é responsável pela transmissão de doenças virais como a dengue, febre amarela, chicungunha e febre Zika, por esse motivo representa um grande problema de saúde pública.

Classificação científica
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Diptera
Família Culicidae
Gênero Aedes
Espécie Ae. aegypti

Ciclo de vida Editar

Larva.jpg

Larva

O Aedes passa por 4 estágios em seu ciclo de vida: ovo, larva, pupa e adulto.

Adulto.jpg

Mosquito adulto. É pequeno (menos de 1 centímetro), preto e possui manchas (riscos) brancos nas pernas, dorso e cabeça.

A fêmea do mosquito é a única que pica, já que os nutrientes do sangue são essenciais para o desenvolvimento dos ovos, preferencialmente humanos e durante o dia, além de não fazerem o ruído tradicional dos mosquitos; os machos alimentam-se de substâncias vegetais. O mosquito deposita seus ovos em água limpa, com pouca matéria orgânica; no entanto, em condições mais difíceis os ovos conseguem resistir meses sem água, até que possam se desenvolver adequadamente.

Para evitar ser picado pelo mosquito, várias medidas profiláticas são recomendadas, entre elas o uso de repelentes com base no composto DEET (N,N-dietilmetatoluamida).

Genoma Editar

O genoma da espécie Aedes aegypti foi publicado em 2007 (segundo mosquito a ter o genoma sequenciado), fruto de uma parceria de diversos institutos ao redor do mundo. Isso foi um marco no controle do vetor já que facilitou pesquisas que envolvem novos inseticidas ou modificações genéticas no mosquito.

O Aedes aegypti contém aproximadamente 1,38 bilhões de pares de bases codificando em torno de 15419 proteínas. O estudo aponta, ainda, que a espécie teve origem há 250 milhões de anos divergindo da Drosophila melanogaster[1].

Referências Editar

  1. NENE, V. et al. Genome sequence of Aedes aegypti, a major arbovirus vector. Science (New York, N.Y.), v. 316, n. 5832, p. 1718–23, 22 jun. 2007.

Também no Fandom

Wiki aleatória